traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula, envolvendo a região compreendida entre o osso hióide e o supercílio de baixo para cima, e do tragus a pirâmide nasal, de trás para diante.
Os procedimentos menores incluem exodontias (extracção de dentes) não irrompidos, ou que ao se desenvolverem não se acomodaram na arcada devido a falta de espaço. Neste caso é necessário um exame mais detalhado do caso , como radiografias, ou mesmo tomografias computorizadas para um melhor diagnóstico e planeamento cirúrgico.
A remoção de cistos do complexo maxilo-mandibular, que são lesões que se desenvolvem dentro do osso e o expandem, contendo líquido no seu interior, desencadeado por diversas causas. Os tumores de pequenas proporções oriundos de glândulas salivares, aumento de volume nas gengivas, ou dos tecidos adjacentes. Correcções cirúrgicas para adaptação de próteses, implantes osteointegrados, também compõem esta gama de cirurgias ditas menores.